“O VALOR DO R$ 0,01”: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Publicado em 15/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-986-0

Título do Trabalho
“O VALOR DO R$ 0,01”: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores
  • Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
  • Jessica Passos Barreira
  • Fabrícia Nicomedes de Souza
  • Vinicius Munhoz Fraga
Modalidade
Resumo - Relatos de experiências 29.11 a 01.12.2022 (presencial)
Área temática
3. SUJEITOS DA EJA-EPT INTEGRADA
Data de Publicação
15/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.ifsul.edu.br/anais/vencontroejaept_proeja/563938-o-valor-do-r-001--uma-performance-matematica-digital-com-estudantes-da-educacao-de-jovens-e-adultos
ISBN
978-85-5722-986-0
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Performances Matemáticas Digitais, Produção de vídeos.
Resumo
As Performances Matemáticas Digitais (PMDs) possibilitam a articulação das artes (performáticas) e tecnologias digitais à Educação Matemática Crítica (EMC). Ao trabalhar com essa perspectiva teórico-prática, o nosso objetivo é o de construir um ambiente de boas histórias matemáticas como um resgate de novas possibilidades para a valorização humana e para a desmistificação da Imagem Pública da Matemática. E é nesse caminho que buscamos fortalecer laços e dialogar/construir conhecimentos matemáticos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da produção de vídeos. “O valor do R$ 0,01” (https://youtu.be/m21BhvjFGyA) é um exemplo das nossas produções, a partir da pesquisa realizada por meio do projeto aprovado institucionalmente pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e intitulado de “Luz, câmera... produção de PMDs na EJA”, com as estudantes da EJA do IFRJ campus Duque de Caxias. Nessa PMD em formato de vídeo, a partir de três estabelecimentos comerciais (supermercados, farmácias e postos de combustíveis), as estudantes da EJA convocam os demais estudantes e a audiência em geral a refletir sobre qual é o valor do R$ 0,01. Produzida durante a pandemia de covid-19, objetivou-se com a PMD refletir: (i) sobre o código de defesa do consumidor – “Porém, segundo o código de defesa do consumidor, caso o comerciante não tenha troco em caixa na hora da compra de algum produto adquirido pelo consumidor, o comerciante deverá arredondar o preço para baixo e entregar o troco ao cliente” (trecho da PMD); (ii) e sobre os dados matemáticos em diálogo com o cotidiano das estudantes envolvidas na produção – “Eu trouxe alguns dados matemáticos que vão nos fazer dar mais valor ao suado dinheiro que conquistamos enquanto trabalhador e trabalhadora brasileira” (trecho da PMD). Para isso, pautados em experiências dos próprios estudantes da EJA, a PMD reconstrói três cenas que escancaram como os preços são apresentados nos diferentes estabelecimentos comerciais, realizando, inclusive, uma crítica ao aumento de preço dos combustíveis em tempos pandêmicos, satirizando a privatização como solução e levando à problemática da automedicação. Essas cenas são protagonizadas por propagandistas e locutoras que, segundo as próprias estudantes, atribuem visibilidade feminina à profissão, uma vez que, normalmente, ela é executada por homens. Não diferente do que propõe a EMC, o debate trazido à tona durante a produção do vídeo não nos isentou da reflexão sobre o momento atual na conjuntura política do país. Com inspiração nas perspectivas Freirianas, tivemos o desafio de propormos a nós mesmos como problema na atual dramaticidade enfrentada pelos (des)caminhos políticos atravessados pela pandemia de covid-19 no percurso da nossa pesquisa. Revela-se, com isso, o desafio de se efetivar a nossa pesquisa, em um difícil contexto em que lutas se intensificaram, com possíveis reflexos perversos para a EJA durante e após a pandemia. Contudo, como ato de resistência para a existência, comunicamos matemáticas em forma de protesto, críticas e cl(amor). Como fruto das nossas pesquisas, temos os sujeitos da EJA em diversos espaços da Academia (https://youtube.com/playlist?list=PLCkQqJEohiEvvb-RuuSuwU3U_kGIf_aGL), no protagonismo de vídeos (https://www.youtube.com/c/MonitoriadeMatemáticadaEJA) e na produção acadêmica (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701467). A EJA resiste!
Título do Evento
V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Cidade do Evento
Sapucaia do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira et al.. “O VALOR DO R$ 0,01”: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Sapucaia do Sul(RS) IFSul, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vencontroejaept_proeja/563938-O-VALOR-DO-R-001--UMA-PERFORMANCE-MATEMATICA-DIGITAL-COM-ESTUDANTES-DA-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes