(RE)CONSTRUINDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DE INCONGRUÊNCIAS CIENTÍFICAS

Publicado em 15/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-986-0

Título do Trabalho
(RE)CONSTRUINDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DE INCONGRUÊNCIAS CIENTÍFICAS
Autores
  • Leonardo Maciel dos Santos
  • Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
Modalidade
Resumo - Comunicação Oral 26.10.2022 (on-line)
Área temática
3. SUJEITOS DA EJA-EPT INTEGRADA
Data de Publicação
15/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.ifsul.edu.br/anais/vencontroejaept_proeja/563705-(re)construindo-conceitos-matematicos-a-partir-da-verificacao-de-incongruencias-cientificas
ISBN
978-85-5722-986-0
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Material Didático, Conteúdos Escolares de Matemáticas Iniciais.
Resumo
A matemática é uma ciência que convive com contradições em suas concepções educacionais: enquanto é admitidamente uma ciência essencial para solucionar as mais distintas situações-problemas da história da humanidade, bem como tem suas estruturas lógicas sendo utilizadas, no sentido de parceria, por outras áreas de conhecimento; ela tem seus conteúdos escolares tidos como sendo abstratos e complexos por parcela significativa da sociedade brasileira. É comum ouvir da opinião pública relatos de como a matemática sempre apresentou conteúdos de difícil compreensão na época escolar, bem como é de praxe docentes de matemática referirem-se a defasagens quanto à base dos educandos para com os conceitos mais básicos, que fundamentam esta ciência. Tendo em vista essa contradição, esses argumentos corriqueiros e referenciais bibliográficas que buscam (re)formulações que lidem com esses impasses, que permeiam tanto instituições quanto indivíduos, é que surge a elaboração de um curso de extensão no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, que visa sanar dúvidas conceituais consideradas iniciais para a compreensão dos conteúdos escolares de matemática, de título “Matemática pra Você: Relembrando Conceitos e Democratizando a Matemática“, no ano de 2022. No contexto da educação brasileira, há de se valer que essas incompreensões se estendem à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, este trabalho tem como objetivo sintetizar as ideias iniciais quanto às propostas metodológicas e características pedagógicas do curso em desenvolvimento. A metodologia deste curso será desenvolver e aplicar um material didático que sirva como instrumento facilitador, com base em dúvidas relatadas pelos educandos de dois campi do IFRJ (Nilópolis e Duque de Caxias) e de escolas municipais e estaduais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Os questionários de verificação das dúvidas serão direcionados pelas unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente, promulgada em 2017, que são: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Tal documento oficial será posto em reflexão e crítica, especialmente quando refletido para a EJA, e as unidades temáticas serão tratadas em situações-problemas relacionadas ao cotidiano, a fim de fazer uso cotidiano dos temas tratados pelos conteúdos escolares de matemática, de modo que seja sanada, ao menos parcialmente, a contradição assumida inicialmente. A fundamentação teórica adotada serão os trabalhos de D’Ambrosio, Freire, Fonseca, Zabala, Gramsci, Skovsmose e outros(as) educadores(as) e pensadores(as) alinhados(as) à educação popular. Por fim, pretende-se com este curso contribuir com a compreensão da matemática como uma ciência presente nas práticas sociais, em especial na dos agentes da modalidade EJA.
Título do Evento
V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Cidade do Evento
Sapucaia do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Leonardo Maciel dos; BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. (RE)CONSTRUINDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DE INCONGRUÊNCIAS CIENTÍFICAS.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Sapucaia do Sul(RS) IFSul, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vencontroejaept_proeja/563705-(RE)CONSTRUINDO-CONCEITOS-MATEMATICOS-A-PARTIR-DA-VERIFICACAO-DE-INCONGRUENCIAS-CIENTIFICAS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes