A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS REFLEXOS NA EJA-EPT INTEGRADA

Publicado em 15/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-986-0

Título do Trabalho
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS REFLEXOS NA EJA-EPT INTEGRADA
Autores
  • Giselda Mesch Ferreira da Silva
  • Mariglei Severo Maraschin
Modalidade
Resumo - Comunicação Oral 26.10.2022 (on-line)
Área temática
5. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT INTEGRADA
Data de Publicação
15/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.ifsul.edu.br/anais/vencontroejaept_proeja/559654-a-reforma-do-ensino-medio-e-os-reflexos-na-eja-ept-integrada
ISBN
978-85-5722-986-0
Palavras-Chave
Reforma do Ensino Médio. EJA-EPT. BNCC.
Resumo
Com o objetivo de analisar os impactos do “novo Ensino Médio” e da BNCC na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, esta comunicação oral abarcada em uma proposta metodológica de caráter qualitativo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica que melhor se enquadra, neste momento, por não haver estudos sólidos sobre a questão apontada. Neste sentido, assume o caráter documental por entender que este caminho propicia dados favoráveis a uma avaliação fidedigna. A proposta pensada para a EJA EPT tem seu escopo num público diverso que transita, por força legal, dos 15 anos de idade, inicialmente, e não tem um limitador de idade para as matrículas, ou seja, podemos encontrar estudantes até mesmo com 75/80 anos de idade em turmas de EJA. O que eles buscam? Que currículos e quais propostas melhores se enquadram a este público? Por que alguns abandonam a escola e depois retornam? Como a EJA trata o fenômeno de juvenização que se instalou na modalidade, a contar da década de 1990? Nessa perspectiva nasce a proposta da EJA EPT que é acolher a todos que, por inúmeras razões não estudaram quando da idade apontada pela legislação (dos 7 aos 14 anos) e assim, não puderam concluir a Educação Básica em outro momento da vida. A proposta que sustenta a modalidade EJA integrada à EPT tem caráter formativo humano e visa a formação integral do sujeito. Diante desse contexto, tem-se como hipótese que a proposta formativa do novo Ensino Médio, em processo de implantação no Brasil, pelos efeitos da Lei 13.415/17, não foi pensada para atender a realidade da EJA EPT. Nesse sentido, as trajetórias formativas dos sujeitos da EJA continuarão marcadas pela exclusão dos ambientes formais de educação. Para reforçar tal hipótese, considera-se a fragmentação dos itinerários formativos indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a possibilidade de ofertar até 80% da carga horária da EJA na modalidade EaD (Resolução nº 03/2018). Por entender a importância de discutir a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, especialmente, neste momento de reformulação do currículo proposto para o “novo” Ensino Médio, bem como da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) julgamos imprescindível levantar tal debate. É importante que estudos indiquem o lugar que se colocará a EJA – EPT: se manterá aliada a construção de uma sociedade mais igual ao permanecer com um currículo cuja proposta formativa é de formação integral ou cederá aos desígnios da classe hegemônica reforçando a tese de educação dual que impõe aos menos favorecidos trilhar caminhos de menor desempenho, sobrando-lhes uma educação que o introduza ao “mercado de trabalho”, sem grandes questionamentos, como se estes não tivessem direito de ingressar nas universidades e ter uma qualificação plena?
Título do Evento
V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Cidade do Evento
Sapucaia do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Giselda Mesch Ferreira da; MARASCHIN, Mariglei Severo. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS REFLEXOS NA EJA-EPT INTEGRADA.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Sapucaia do Sul(RS) IFSul, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vencontroejaept_proeja/559654-A-REFORMA-DO-ENSINO-MEDIO-E-OS-REFLEXOS-NA-EJA-EPT-INTEGRADA. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes