V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal

V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal

presencial IFSUL - Campus Sapucaia Do Sul - Sapucaia do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

Datas importantes

COMUNICADO IMPORTANTE

Devido ao aumento dos casos de covid em todo o Brasil, recomendamos o uso de máscaras durante a realização do V ENCONTRO NACIONAL DA EJA EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

AGRADECEMOS COMPREENSÃO E A COLABORAÇÃO.


Comemoração dos 15 anos da EJA EPT : 15 a 30 de setembro de 2022 (atividades comemorativas institucionais)

Apresentação das Comunicações orais (Virtual ): 26 de outubro de 2022

Inscrição para participação (ouvinte) no evento: de 09 a 11 de outubro de 2022

Realização da Etapa Presencial: 29,30/novembro e 01 dezembro de2022







V Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal

“15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito”

Diante do cenário de ataques à educação pública, com destaque à Educação de Jovens e Adultos, o coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT), juntamente com a gestão do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) conscientes da necessidade de defender, fortalecer e avançar na oferta e permanência, socialmente referenciada, de Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), promovem o V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, com o tema “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito”.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção dos diálogos e reflexões iniciados em 2018 em, Goiânia/GO, por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, aprofundados em 2019, em Londrina/PR, e consolidados de modo virtual em 2020 em Maceió/AL, e, 2021, em Manaus/AM, são fundamentais para a defesa e o avanço da EJA-EPT na Rede Federal e no Brasil.

Dessa forma, o V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal retoma os eventos presenciais, como nas edições anteriores, nos dias 29, 30, 01 novembro/dezembro de 2022 com sede no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul. Mas conta esse ano com algumas atividades preparatórias, como as festividades de comemoração dos 15 anos da EJA-EPT nas diversas instituições que compõem a Rede Federal e a apresentação on-line de Comunicações Orais no dia 26 de outubro de 2022.

CONVITE PARA COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA EJA-EPT (PROEJA) NA REDE FEDERAL

15 anos da EJA-EPT(PROEJA): por uma política pública de fato e de direito

        

CONVITE PARA COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA EJA-EPT (PROEJA) NA REDE FEDERAL 15 anos da EJA-EPT(PROEJA): por uma política pública de fato e de direito 


Em 2022 comemoramos 15 anos da existência de cursos voltados para a Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal. A entrada desses trabalhadores-estudantes aproximou nossas instituições de realidades até então pouco vivenciadas e conhecidas. 

Como desdobramentos, por um lado, temos discussões e práticas sobre a democratização do acesso à educação pública de qualidade, a função social da educação profissional e tecnológica e a afirmação de compromissos com o fortalecimento da educação pública. Por outro, a EJA como modalidade de educação, nos desafiou e desafia a repensar as políticas educacionais adotadas e ações pedagógicas até então encaminhadas para a garantia dos direitos desses sujeitos à educação. 

A beleza desse processo nos fez e nos faz movimentar em tempos mais propícios e em tempos mais difíceis. A construção do V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal celebra a resistência, os 15 anos da EJA-EPT (PROEJA) na Rede, expressa nossas memórias afetivas, faz a História. É tempo de reafirmar “Por uma política pública de fato e de direito” para a Educação de Jovens e Adultos. 

Com essa “alma”, animados e animadas para continuar caminhando, convidamos cada instituição a celebrar os 15 anos da EJA-EPT (PROEJA). Ativar a memória e construir a história da EJA na Rede Federal. Afinal, “Aqui você conhece o mundo, de dentro da sala você conhece o mundo lá fora, né? A gente discute sobre tudo, não é só conteúdo de sala, é muita coisa” (Aluna de Enfermagem, IFG). 

Sugerimos o período de 15 a 30 de setembro de 2022 para a realização das atividades comemorativas. Solicitamos que registrem por meio de vídeos das diversas ações e enviem para a comissão organizadora por meio do endereço eletrônico: vencontroejaept@gmail.com Com essas publicações, relembraremos que a EJA-EPT (PROEJA) vive e resiste em muitos lugares do país, e serão apresentadas no encontro presencial que ocorrerá entre os dias 29/11 e 01/12/2022 no IFSul – Campus Sapucaia do Sul. Abraços fraternos Comissão organizadora. Avenida Copacabana, 100 • Bairro Piratini - Sapucaia do Sul/RS - CEP 93216-120 Sugestões de atividades comemorativas dos 15 anos: 

- Exposições de Trabalhos 

- Linha do tempo dos cursos 

- Apresentações musicais 

- Encontro de egressas/os 

- Café da manhã ou confraternizações 

- Exposição de materiais 

- Debate sobre a história e perspectivas da EJA-EPT (PROEJA) no Campus 

- Visita Técnica 

- Narrativas de experiências vivenciadas na EJA-EPT (PROEJA) (estudantes, docentes, gestoras/es) 

- Diálogos e Perspectivas: Pensando os próximos anos- reflexões sobre as possibilidades de novos Cursos, Projetos, bem como outras demandas específicas identificadas pela Instituição 

- Caminhos e Trajetórias na EJA-EPT (PROEJA) - Quem fez parte desta história? 

- Homenagem ao docente com mais tempo de atuação nos Cursos do PROEJA ? Homenagem a estudantes egressas/os 

- Sarau artístico-literário 

- Festas: Bolo de Aniversário alusivo aos 15 anos 

- Festival de Vídeos do Proeja Orientações para envio do vídeo das atividades comemorativas: Gravação de até 3min, com celular na horizontal; Identificar o instituto-campus-curso. 

Solicitamos que os vídeos sejam enviados para o e-mail abaixo, até o dia 15.10.2022

vencontroejaept@gmail.com

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes e Mediadores/as

{{item.nome}}



Eixos Temáticos

Comunicação Oral e Relatos de Experiência

1.         FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT INTEGRADA

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação docente, inicial e continuada, no campo da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. Engloba também estudos teóricos ou teórico-práticos de formação docente na e para atuar na EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação docente, inicial e continuada, no campo da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. Engloba também estudos teóricos ou teórico-práticos de formação docente na e para atuar na EJA-EPT, na forma integrada com base na concepção de formação humana integral.


2.         ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT INTEGRADA 

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-prática, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento dos estudantes e de ações que demonstram êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT, na forma integrada, em sua concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento dos estudantes e de ações que demonstram o sucesso de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT, na forma integrada, em sua concepção de formação humana integral.

3.         SUJEITOS DA EJA-EPT INTEGRADA

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam sujeitos da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida de estudantes. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiências que envolvam trajetórias escolares e/ou histórias de vida de estudantes. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

4.         GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência: Apresentação de relatos de experiências que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

5.         METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT INTEGRADA

Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso das tecnologias ou não, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso das tecnologias ou não, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

6.  PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO DESENVOLVIDOS POR ESTUDANTES DA EJA - EPT 

(Disponível apenas para Comunicação Oral)

Apresentação de pesquisas: Resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (Proeja) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os sujeitos em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os sujeitos da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral.

Apresentação Comunicação Oral

?Comunicação Oral - ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT INTEGRADA

On-line

26 de out de 2022

TARDE - 14:00


(553610)

1. FATORES DE PERMANÊNCIA EM CURSOSPROEJA NO IFRN

Ana Lúcia Sarmento Henrique,

Apresentadores:

Ana Lúcia Sarmento Henrique


(555908)

2. Evasão e abandono: o papel do transporte escolar como aliado para ajudar a combater esse problema

Luciana Angelita Machado,

Roselaine Miranda Meira Araújo,

EVA DANIELE LOPES DA SILVA,

Apresentadores:

Roselaine Miranda Meira Araújo


(557095)

3. Educação de Jovens e Adultos: in/re sistência pelo direito a educação

Maria de Fatima Feitosa Amorim Gomes,

Manoel Santos daSilva,

Apresentadores:

Maria de Fatima Feitosa Amorim Gomes


(559047)

4. A permanência e êxito na EJA - EPT no IFRS: um olhar para as perspectivas profissionais e acadêmicas dos estudantes

Maria Julia Hunning Ehlert,

Gabriel Gomes de Oliveira,

AlineSilva De Bona,

Apresentadores:

Maria Julia Hunning Ehlert


(564052)

5. Acesso e permanência de mulheres no PROEJAdo Colégio Pedro II, campus Centro: um estudo de caso

Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim,

Apresentadores:

Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim


(564121)

6. TRAJETÓRIA DA EJA EPT NO CTISM: 15 ANOSDE AVANÇOS E DESAFIOS

Elizandro da Silva Brum,

Miriane Magalhães da Silva,

Apresentadores:

Elizandro da Silva Brum


(564122)

7. PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO NO CTISMCOMO PROMOTOR DA PERMANÊNCIA E DO ÊXITO NAEJA EPT

Miriane Magalhães da Silva,

Elizandro da Silva Brum,

MarigleiSevero Maraschin,

Apresentadores:

Miriane Magalhães da Silva


(557182)

8. Reflexões acerca da política de EJA-EPT: uma análise das últimas legislações

Shirley Bernardes Winter,

Mariglei Severo Maraschin,

PriscilaRostirola Ritzel,

Apresentadores:

Shirley Bernardes Winter


Comunicação Oral - FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT INTEGRADA

On-line

26 de out de 2022

NOITE -19:00


(553952)

1. Formação permanente para EJA-EPT um processo dialógico, reflexivo e transformador

Silvia Montagner,

Apresentadores:

Silvia Montagner


(556996)

2. Formação de Professores para EJA na EPT: reflexões no curso de Licenciatura em Letras/Português do IFAL/Campus Arapiraca

Divanir Maria de Lima Reis,

Apresentadores:

Divanir Maria de Lima Reis


(557734)

3. Encontros Pedagógicos: retorno ao processo formativo

Iolita Marques de Lira,

ÂNGELA CRISTINA PEREIRA BARROSMARINHO,

Apresentadores:

Iolita Marques de Lira


(563967)

4. Formação Permanente na EJA- EPT do IFRJ: saberes e práticas em tempos de pandemia

Sandra da Silva Viana,

Fernanda Paixão de Souza Gouveia,

Apresentadores:

Sandra da Silva Viana


(564104)

5. FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EJA-TEC GOIÁS: RELATO DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Giovani Comerlatto,

Apresentadores:

Giovani Comerlatto


Comunicação Oral - GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT

On-line

26 de out de 2022

TARDE - 14:00


(550149)

1. Educação Profissional Integrada com a Educação de Jovens e Adultos: Análise da Disciplinade Matemática dos Cursos do IFMT

Jefferson Bento de Moura,

Apresentadores:

Jefferson Bento de Moura


(556010)

2. Uma análise sobre a Concepção Pedagógica em um curso Técnico de Nível Médio na modalidade do PROEJA

Fabiano Rossi,

Apresentadores:

Fabiano Rossi


(556721)

3. EJA FIC INTEGRADA – PERCEPÇÕES DE UMAREALIDADE

Rosimara Cargnin,

Mariglei Severo Maraschin,

Jaqueline Mariade Castro,

Apresentadores:

Rosimara Cargnin


(557247)

4. A GESTÃO NA EJA-EPT E OS DESAFIOS DOCURRÍCULO INTEGRADO

Priscila Rostirola Ritzel,

Mariglei Severo Maraschin,

JúliaRodrigues,

Shirley Bernardes Winter,

Apresentadores:

Priscila Rostirola Ritzel


(557630)

5. Analisando a (não) consolidação da EJA-EPT: um olhar para os desafios impostos à política no cenário educacional brasileiro

Alexandre Mumbach,

Maria Julieta Abba,

Serli Genz Bolter,

Sandra Vidal Nogueira,

Apresentadores:

Alexandre Mumbach


Comunicação Oral - GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT

On-line

26 de out de 2022

NOITE - 19:00


(563185)

1. Entre o direito e a negação do direito: a EJA-EPT e o mundo do trabalho

Guilherme Brandt de Oliveira,

Apresentadores:

Guilherme Brandt de Oliveira


(563402)

2. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma análise documental na perspectiva da formação humana integral

Francy Izanny de Brito Barbosa Martins,

Clidenor Barreto daSilva Filho,

Vania do Carmo Nobile,

Apresentadores:

Clidenor Barreto da Silva Filho


(563689)

3. A Pedagogia de Projetos como possibilidade de integração curricular: o capacitismo – necessário conhecer para enfrentar

Telma Alves,

Erica Sousa de Almeida,

Lucas Gabriel dos Santos Bernardes,

Apresentadores:

Lucas Gabriel dos Santos Bernardes


(563540)

4. Oferta de PROEJA no IFSC São José em 2006/2:Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Refrigeração e Condicionamento de Ar na Modalidade de Jovens e Adultos CEFET/SC – Unidade São José

sandra albuquerque reis fachinello,

Apresentadores:

sandra albuquerque reis fachinello


(557649)

5. Diálogos interdisciplinares: um caminho necessário para a Formação Humana Integral de Jovens e Adultos

ÂNGELA CRISTINA PEREIRA BARROS MARINHO,

Iolita Marques de Lira,

Apresentadores:

ÂNGELA CRISTINA PEREIRA BARROS MARINHO


Comunicação Oral - METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARAEJA-EPT  INTEGRADA

On-line

26 de out de 2022

TARDE - 14:00


(556170)

1. ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICASPARA O ENSINO DE FUNÇÕES CONTIDAS EM UMMATERIAL DIDÁTICO PARA A MODALIDADE EJA

Leonardo Maciel dos Santos,

Cleber Haubrichs,

Apresentadores:

Leonardo Maciel dos Santos


(559654)

2. A Reforma do Ensino Médio e os reflexos na EJA-EPT Integrada

Giselda Mesch Ferreira da Silva,

Mariglei Severo Maraschin,

Apresentadores:

Giselda Mesch Ferreira da Silva


(563808)

3. Aula prática interdisciplinar como estratégia de facilitação do processo de ensino e aprendizagem

Ingrid Tavares de Lima,

Rodrigo de Melo Lucena,

Apresentadores:

Ingrid Tavares de Lima


(563816)

4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICABÁSICA PARA ESTUDANTES DA EJA EM UMAMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Vasco Ricardo Aquino da Silva,

MARIA RAQUEL CAETANO,

Apresentadores:

Vasco Ricardo Aquino da Silva


(563873)

5. A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA-EPTSOBRE PLANILHA ELETRÔNICA COMO UMAFERRAMENTA PARA O MUNDO DO TRABALHO

Mauricio dos Santos,

Apresentadores:

Mauricio dos Santos


(563891)

6. A Relevância da Comunicação e das Relações Humanas no PROEJA

Raquel Bevilaqua,

Mariglei Severo Maraschin,

Apresentadores:

Raquel Bevilaqua


Comunicação Oral - PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA,PESQUISA E EXTENSÃO DESENVOLVIDOS POR ESTUDANTES DAEJA - EPT

On-line

26 de out de 2022

TARDE - 14:00


(555925)

1. A estrada que me trouxe até aqui: Relato de uma experiência

Diosef Henrique Hammerschmitt,

Apresentadores:

Diosef Henrique Hammerschmitt


(556530)

2. Projeto Integrador do Curso Técnico em Comércio -EJA/EPT do Instituto Federal Farroupilha: aliando a teoria à prática

Roberto Oliveira Weber,

ROSANE DO AMARAL PEIXOTO,

Apresentadores:

Roberto Oliveira Weber


(556570)

3. Diversidade Cultural no Proeja do IFSC Campus São Carlos.

JAIR JOSE MALDANER,

Gabriela Correa da Silva Goettems,

Elena Wendling Ruscheinsky,

Luciane Bernardi dos Santos,

Apresentadores:

JAIR JOSE MALDANER


(557552)

4. O PROJETO GALOPEAR COMO MEDIAÇÃO NOPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DEJOVENS E ADULTOS

Milene de Lima Silva,

Josivaldo Inacio Vieira,

HERBERTNUNES DE ALMEIDA SANTOS,

Apresentadores:

Milene de Lima Silva


(563698)

5. As escrevivências dos sujeitos do curso MSI/Proeja campus Rio de janeiro (IFRJ) de 2010 a 2016

Erica Sousa de Almeida,

Telma Alves,

Douglas Magno Sabinode Souza,

Apresentadores:

Erica Sousa de Almeida


(557943)

6. Primeiras Discussões Acerca da Implantação do Curso de Formação Inicial em Cuidador de Idoso Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA no Campus São Gonçalo do IFRJ

Cristiane Ribeiro da Silva Passos,

André Guimarães Valente,

Apresentadores:

Cristiane Ribeiro da Silva Passos


(557100)

7. ESTUDANTES QUE PERMANECERAM NOPROEJA DO CAMPUS MARECHAL DEODORO:MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E TRAJETOS (CENÁRIO 2011 –2020)

Maria de Fatima Feitosa Amorim Gomes,

Manoel Santos daSilva,

Apresentadores:

Maria de Fatima Feitosa Amorim Gomes


Comunicação Oral - SUJEITOS DA EJA-EPT INTEGRADA

On-line

26 de out de 2002

TARDE - 19:00


(551545)

1. As mediações entre o mundo do trabalho e os estudantes do PROEJA: uma análise do perfil do egresso do curso Técnico em Administração no campus Tijuca II do Colégio Pedro II

Marina Ribeiro Oliveira,

Apresentadores:

Marina Ribeiro Oliveira


(551876)

2. PROEJA EM NÚMEROS: O UNIVERSO DOPROGRAMA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIOGRANDE DO SUL

Laise Maria Bolis,

Karine Bueno do Nascimento,

Apresentadores:

Laise Maria Bolis


(557525)

3. Mensurar os fatores de risco à exclusão escolar duradoura e a reinserção escolar em crianças e adolescentes com histórico de evasão: Rio de Janeiro,2013-2016.

Maria Paula Patrone Regules,

Graziela Serroni Perosa,

Apresentadores:

Maria Paula Patrone Regules


(558149)

4. Projeto "Quem é a mãe dessa criança? Questões de gênero e maternidade no IFRJ"

Giselle da Motta Gil,

Joyce Da silva LOPES,

Apresentadores:

Joyce Da silva LOPES


(563705)

5. (RE)CONSTRUINDO CONCEITOSMATEMÁTICOS A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DEINCONGRUÊNCIAS CIENTÍFICAS

Leonardo Maciel dos Santos,

Eduardo dos Santos de OliveiraBraga,

Apresentadores:

Leonardo Maciel dos Santos


(564165)

6. Trajetórias escolares das mulheres estudantes eegressas da EJA/EPT do PROEJA do IFRS

ANDRÉA RIBEIRO GONÇALVES,

Apresentadores:

ANDRÉA RIBEIRO GONÇALVES


(564136)

7. Preconceitos, estereótipos e vieses inconscientes: uma experiência vivenciada junto à EJAEPT

Ana Cláudia Barin,

Raquel Bevilaqua,

Mariglei SeveroMaraschin,

GISELE JACQUES HOLZSCHUH,

Apresentadores:

Ana Cláudia Barin

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

Rotas e Hotéis

Dicas de mobilidade e hospedagem para o participante

A seguir apresentamos algumas dicas de rotas de deslocamento entre aeroporto, local do evento e hospedagem.


ROTAS

O IFSul Câmpus Sapucaia do Sul fica próximo à linha do trem (Trensurb). As hospedagens sugeridas foram selecionadas na cidade vizinha, São Leopoldo, pela possibilidade de conforto das instalações, facilidades de serviços e valores, considerando que as distâncias entre estação e IFSul ou Hotel  são curtas, se tornando, assim, de fácil acesso para os participantes do evento.



Para chegarmos em São Leopoldo a partir do aeroporto, temos duas opções:

Trem: Basta pegar o aeromóvel dentro do aeroporto e entrar no trem em sentido a Novo Hamburgo (os trens têm intervalo máximo de 15  minutos, fora dos horários de pico, e a passagem custa R$4,50) e, após isso, descer na estação São Leopoldo. Esta estação estará no centro da cidade e a maioria dos hotéis indicados estão perto.

Uber: Do aeroporto até São Leopoldo custa, em média, R$50. 

Para chegarmos no IFSul Câmpus Sapucaia, pegamos o trem em qualquer estação e descemos na estação Sapucaia. Após isso, temos 3 opções: 

A pé: Indo a pé você demoraria em torno de 18 minutos e estas seriam as rotas possíveis: 


UBER: Indo de Uber, o valor (em média) custa R$10. 

Ônibus: Indo de ônibus, podemos pegar a linha L19 hospital, na Rua Sete De Setembro – Terminal e descer na frente do IFSul – Câmpus Sapucaia. O ônibus começa a operar às 4h45 e termina às 23h. Os horários são: 5:00, 5:40, 6:20, 7:00, 7:40, 8:20, 9:00, 9:40, 10:20, 11:00, 11:40, 12:20, 13:00, 13:40, 14:20, 15:00, 15:40, 16:20, 17:00, 17:40, 18:20, 18:40, 19:20, 20:00, 20:40, 21:20, 22:00, 22:40.


HOTÉIS

Orçamentos de hospedagem nas proximidades do evento.

Para acessar os valores de diárias dos hotéis sugeridos clique aqui.

Restaurantes

Sugestões de restaurantes para o participante

Abaixo separamos algumas sugestões de restaurantes, que os participantes possam desfrutar durante a estadia e período do evento, de forma a atender a todos os gostos.

SAPUCAIA DO SUL: 

1. Metropolitano - R. Prof. Francisco Brochado da Rocha, 222 - Centro 11:00–14:30

2. Sayonara - R. Prof. Francisco Brochado da Rocha, 402 - Centro 07:00–16:00

3. Tigrão Churrascaria - BR 116 km 252 - n.1826A - Kurashiki 11:00–15:00

4. Bomburguer - R. Cel. Serafim Pereira, 353 - Centro 11:0000:00


SÃO LEOPOLDO: 

1. Lótus - R. São Joaquim, 1225, Centro 11:30–14:00 (vegetariana - oriental)

2. NaturHaus - R. Marquês do Herval, 797 - Centro 09:0019:00 (vegetariana)

3. Piemonte - R. Ivo Afonso, 248 - Fião 11:0013:30

4. Buffet do Baldo - Av. Mauá, 1950 - Centro 11:0013:30

5. Churrascaria Passoquinha - R. Conceição, 1276 - Centr11:00–14:30, 19:00–23:00

6. Honig Haus - R. São Joaquim, 780 - Centro 09:0017:00 (natural)

7. Yuan Fa - R. Osvaldo Aranha, 153 - Centro 11:30–14:00 (vegetariana e vegana - oriental)

8. Bossa Nova - R. Independência, 1434 - Centro 11:30–14:00, 18:30–22:30 (caseira)

9. Zimbabwe - R. Independência, 1491 - Centro 11:00–23:00

10. Bonna Pasta - R. São Paulo, 450 - Centro 11:00–14:00, 19:30–22:00 (massas)

11. Churrascaria Schneider - Av. Getúlio Vargas, 3815 - São João Batista 11:30–14:00, 19:30–22:00

12. Restaurante Fazenda São Borja - Av. São Borja, 2140 - Rio Branco 11:30–14:00

13. Restaurante Modelo - R. Independência, 273 - Centro 11:00–23:00

14. Pankecas Restobar - R. Independência, 1215 - Centro 10:30–14:00, 18:00–02:00

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}