A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Publicado em 15/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-986-0

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Autores
  • Francy Izanny de Brito Barbosa Martins
  • Clidenor Barreto da Silva Filho
  • vania do carmo nobile
Modalidade
Resumo - Comunicação Oral 26.10.2022 (on-line)
Área temática
4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
Data de Publicação
15/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.ifsul.edu.br/anais/vencontroejaept_proeja/563402-a-educacao-de-jovens-e-adultos-integrada-a-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil--uma-analise-documental-
ISBN
978-85-5722-986-0
Palavras-Chave
PROEJA. EJA Integrada – EPT. Formação humana integral.
Resumo
O campo do estudo do currículo no Brasil se apresenta como um espaço de discussões e análise sobre as políticas oficiais e sobre a compreensão das transformações que têm ocorrido no âmbito das instituições educativas por todo território nacional. Sendo assim, esta investigação busca analisar os princípios político-pedagógicos e a organização curricular dos documentos oficiais do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e do Programa EJA Integrada-EPT, tendo como base fundante a concepção de formação humana integral, por entendermos que este é um momento importante na perspectiva de promovermos um estudo que aponte resultados em prol de uma prática inclusiva e emancipatória para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A necessidade de se compreender as mudanças em curso promovidas pela EJA-EPT, por seu lado, se faz mister, ao passo em que a diminuição de investimentos para a Educação de Jovens e Adultos e outras medidas de caráter político ideológico conservadoras podem comprometer o fortalecimento e evolução dessa modalidade de ensino acarretando retrocessos na promoção do desenvolvimento social de camadas historicamente excluídas da sociedade. Assim, busca-se problematizar a seguinte questão de pesquisa: quais os efeitos práticos e operacionais identificáveis promovidos pelos princípios político-pedagógicos e organização curricular do Programa EJA Integrada-EPT em relação ao PROEJA presentes nos documentos vigentes? Na sistematização dos referenciais teóricos sobre a questão suscitada neste estudo na busca de uma reflexão curricular para a EJA-EPT, cita-se: Freire (1982), Sacristán (2000), Paiva (2004), Ciavatta (2005), Alonso e Silva (2005), Silva (2007), Ramos (2010), Arroyo (2011), dentre outros. Neste sentido, a pesquisa se apresenta como uma investigação que se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A metodologia adotada se classifica como pesquisa documental, que se constitui numa técnica valiosa na investigação desvelando aspectos relativos à questão de pesquisa, em que os objetos de análise correspondem aos documentos oficiais. A análise se desenvolve a partir da identificação das mudanças legislativas ocorridas na implementação do Programa EJA Integrada – EPT (2021) em relação ao PROEJA (2006), observando os princípios político-pedagógicos e as organizações curriculares que normatizam os programas supracitados. Quanto aos resultados esperados, pretende-se que a pesquisa apresente um estudo teórico sobre a análise dos programas PROEJA e EJA Integrada - EPT, com base na concepção de formação humana integral, bem como apreender a partir da análise comparativa investigativa como se pensar as bases do currículo na EJA-EPT de modo a melhor atender os sujeitos da EJA dentro de uma perspectiva da formação integral. Os conhecimentos desvelados poderão encontrar ressonância, devendo compor um quadro teórico de respostas ou até mesmo, se configurar em novas indagações que se constituirão em novos elementos de pesquisa nessa incansável busca pela construção do conhecimento científico.
Título do Evento
V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Cidade do Evento
Sapucaia do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Francy Izanny de Brito Barbosa; FILHO, Clidenor Barreto da Silva; NOBILE, vania do carmo. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Sapucaia do Sul(RS) IFSul, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vencontroejaept_proeja/563402-A-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-INTEGRADA-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA-NO-BRASIL--UMA-ANALISE-DOCUMENTAL-. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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